quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vergonha o estado do chafariz da Praça


O Jornal Ponto de Vista tem recebido uma série de reclamações a respeito do chafariz da praça do Centro. Um monumento que deveria embelezar a Praça Brigadeiro José Caetano, cartão postal do município, está deixando os munícipes envergonhados. O chafariz tem sido alvo de questionamentos da população. Situado em frente a prefeitura, o objeto artístico está completamente abandonado. As reclamações pertinentes, pois um monumento daquele porte não deveria estar tão descuidado. Além disso, expõe a população ao risco da dengue e outras doenças. O povo quer saber: Quando vai ser a limpeza? 

terça-feira, 24 de abril de 2012

Exclusiva: Mesa Diretora da Câmara foi denunciada ao TJ por formação de Quadrilha


A imprensa regional divulgou essa semana a notícia de que um advogado chamado Marcelo Antônio Pinto dos Santos, encaminhou ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) uma notícia crime por formação de quadrilha e fraude a processo licitatório, na Câmara Municipal de Quissamã.
Segundo consta nas notícias divulgadas, o advogado Marcelo Antônio Pinto dos Santos, denuncia o suposto esquema que estaria relacionado a duas ações licitatórias na Câmara de Quissamã e envolveria vereadores, advogados, procuradores, empresários e membros da Junior Chamber International (JCI).
A notícia crime por formação de quadrilha e fraude a processo licitatório, pleiteia que o TJ adote providências legais, remetendo ao Ministério Público Estadual documentos que comprovem os supostos crimes (art. 90 da Lei 8666/93) e (art. 288 do Código Penal).
As notícias relatadas na imprensa dão conta de que o advogado Marcelo Antônio explica que o operador desse esquema seria o advogado Luís Felippe Klem. “Ele realizava a conexão das empresas com a Mesa Diretora da Câmara, através da vereadora Maria de Fátima Pacheco e dos vereadores Marcio Oliveira Pessanha, Francisco Xavier da Conceição Filho e Luiz Carlos da Fonseca Lopes. Esses vereadores são clientes do Dr. Luís Felippe Ferreira Klem de Mattos em processos em trâmite no Tribunal de Justiça deste estado, bem como em processos de 1.° instância. Por sua vez também figura como diretor jurídico da Ciden, empresa vencedora da Carta Convite n.° 9/2011”.
A denúncia trata que: “O suposto esquema de fraude demonstra-se tão amador que os valores praticados pelas empresas para a prestação dos serviços possuem uma margem ínfima de variação pecuniária de uma empresa para outra, ensejando uma falsa impressão de legalidade e escolha do serviço mais vantajoso”.
Na tentativa de se justificar o advogado Luís Felippe Klem de Mattos afirmou em um jornal da região que não houve qualquer tipo de influência no processo licitatório e atacou o jornalista Roberto Barbosa por ter divulgado em seu blog a notícia da suposta fraude.

A Denúncia

A Noticia crime se refere a duas ações licitatórias, a Carta Convite nº 09/2011 para o Curso de Treinamento e Capacitação Profissional para os servidores da Câmara, que custou aos cofres do Legislativo R$ 74.500 mil, e as empresas participantes foram a IBRATE, CIDEM e L.M. Recursos Humanos, e a CIDEM foi a vencedora. E a Carta Convite nº 02/2012 para Elaboração de Plano de Cargos e Salários dos Funcionários da câmara, no valor de R$ 45 mil, com as empresas participantes, Alvitos Advogados Associados e L.M. Recursos Humanos, UP Engenharia S/S LTDA, e a vencedora foi a L.M. Recursos Humanos.
O denunciante explicita na notícia crime que o Procurador da Câmara, Gabriel Bueno Siqueira e a Assessora Jurídica Erika Monique Chaves, pertencem ao mesmo escritório do Dr. Luís Felippe Klem de Mattos, e que nas duas ações licitatórias o procurador teria emitido parecer favorável ás contratações e que o todo o processo de licitação teve como objetivo comum o enriquecimento ilícito, decorrente de violação a lei de licitações e superfaturamento na prestação de serviços, já que todas estas ações teriam ficado restritas às empresas dos aliados do Dr. Felippe Klem a fim de beneficia-los.
De acordo com o Artigo 90 da lei de licitações, essas práticas são consideradas crimes, com pena de detenção de dois a quatro anos e multa e caso as condutas sejam praticadas em associação visando prática criminosa, ainda há previsão no artigo 288 do Código Penal, de que a formação de quadrilha com reclusão de um a três anos.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Comunidades


Festa da Penha movimentou o bairro no último fim de semana
            Uma das quermesses mais tradicionais do município, a festa em Louvor a Nossa Senhora da Penha, aconteceu no último fim semana, entre os dias 13 e 16/04 animando o bairro. Muita gente foi prestigiar a festa que teve programação religiosa com missas, batizados e procissão, e também, shows, leilões, forrós, torneio de futebol e cavalgada.


Mutirão contra dengue mobiliza estudantes

Cerca de 200 alunos do 4º ao 6º ano da Escola Municipal Maria Ilka de Queirós e Almeida, participaram do Projeto Escola em Ação – Mutirão da Saúde, em Santa Catarina, no dia 17/04. Eles foram orientados por agentes da Vigilância Sanitária e Ambiental e colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula, verificando possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti nos quintais das casas.
O objetivo da ação foi conscientizar os alunos sobre os cuidados com a doença, atuando como multiplicadores e influenciando a família e os vizinhos. Os moradores permitiram a entrada dos estudantes nos quintais, que avaliaram com nota de 0 a 10 de acordo com possíveis focos encontrados no local. A cada nota 10, indicando ausência de foco, o morador ganhava um selo, parabenizando e orientando a continuidade dos cuidados contra a doença.

Creche do Centro comemora 20 anos

A Creche Municipal Rachel Francisca Faria Carneiro da Silva completou na última sexta-feira (13), 20 anos de existência. A comemoração aconteceu no auditório da prefeitura com a participação de cerca de 90 alunos e familiares. A comemoração também contou com a apresentação do grupo de dança Portadores da Alegria, de Macaé.
Durante a comemoração, algumas pessoas receberam homenagens, como a primeira diretora da creche Rachel Francisca Carneiro da Silva, a professora Rosângela Barcelos.

Gambá é capturado no Sítio Quissamã


Na manhã do último dia 20, sexta-feira, a Guarda Florestal junto com Defesa Civil foi acionada para capturar a fêmea de um gambá com filhotes recém-nascidos, no Sítio Quissamã, após uma moradora identificar a presença do animal próximo à sua residência.
Tanto a Guarda Florestal quanto a Defesa Civil informaram que nestes casos, quando alguém se deparar com algum animal silvestre, o correto é a população entrar em contato com eles através dos telefones 153 e 192, para que seja providenciado o recolhimento desse animal seja em locais urbanos ou em residências. Eles pedem ainda, que não maltratem o animal e informem imediatamente à Guarda, pois os animais, mesmo sem querer podem oferecer riscos para as pessoas ao tentar se defenderem da captura.

Ensino Fundamental deverá ser municipalizado até 2015
Até 2015, todo o primeiro segmento do ensino fundamental, que compreende do 1º ao 5º ano, será de responsabilidade dos municípios, em todo o estado. Esse é o planejamento da Secretaria de Estado de Educação, apresentado pela superintendente de Planejamento e Integração das Redes de Ensino da pasta, Ana Paula Velasco, nesta quarta-feira (18/04), em audiência pública da Comissão de Educação da Alerj. A meta de municipalizar as escolas de ensino fundamental que, hoje, estão sob administração do estado, está na Lei de Diretrizes e Bases (Lei federal 9.394/96). O texto delimita que o ensino fundamental é de competência dos municípios, e o ensino médio, dos estados.

Ampla faz palestra de conscientização para consumidores
 A Ampla promoveu no dia 18/4 a palestra “Utilização racional de energia elétrica”, a fim de conscientizar usuários de programas sociais quanto à importância de reduzir o consumo de energia elétrica.
A palestra faz parte do projeto “Consciência Ampla Saber”, e foi ministrada pelo analista de projetos sociais da Ampla, Marcos Magro. O projeto oferece palestras com orientações e práticas sobre o consumo consciente e seguro de energia elétrica de forma interativa, abordando temas como: direitos e deveres do consumidor; conceitos de educação ambiental; cidadania e ética; riscos associados ao furto de energia; dicas práticas de economia de energia; orçamento doméstico; pequenos reparos na instalação elétrica residencial e dicas para o uso seguro de energia.

As pessoas inscritas nos programas sociais de Quissamã compareceram ao auditório da Prefeitura, onde foi feito o cadastramento no programa Baixa Renda da Ampla, para que tenham um desconto na conta de luz.

Tarifa Social Baixa Renda - É um desconto na conta de energia criado pelo governo Federal para as famílias de baixa renda. Os descontos podem chegar até 65% dependendo do consumo de energia elétrica. Os descontos são graduais e funcionam da seguinte forma: nos primeiros 30 kWh/mês de consumo, 65% de desconto; acima de 30 kWh até 100 kWh/mês, 40% de desconto; acima de 100 kWh até 220 kWh/mês, 10% de desconto e acima de 220 kWh/mês, sem desconto.
Tem direito ao desconto na conta de energia a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais. Para conseguir o benefício, o interessado deve estar com as contas em dia, em seu nome, e procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para fazer o cadastro.


Descaso – Apesar da boa iniciativa da Ampla, o grau de insatisfação com os serviços prestados pela concessionária de energia elétrica. Por exemplo, as quedas de energia são problemas constantes no município e afetam toda a população. No mês de março, moradores de vários bairros de Quissamã sofreram com a falta de energia, sendo que em Caxias a interrupção chegou a durar três dias, causando prejuízos para moradores e comerciantes do bairro, que chegaram a fazer uma manifestação na rua queimando moveis velhos em forma de protesto contra o descaso da concessionária de energia.
Na ocasião o descaso da Ampla foi tamanho, pois os moradores fizeram ao longo dos três dias, várias solicitações para o 0800 da concessionária, mas não obtiveram sucesso no atendimento.


Seguro Desemprego tem novas regras

Quem for receber o seguro-desemprego pela terceira vez em um período de dez anos poderá ser condicionado à comprovação de matrícula e frequência em curso de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, que seja habilitado pelo Ministério da Educação.
A nova regra está no decreto presidencial 7.721, publicado no "Diário Oficial da União" no dia 17/04 que regulamenta a lei 12.513 – que criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Segundo o Ministério do Trabalho, a regra ainda não está em vigor, uma vez que ainda falta ser publicada uma regulamentação posterior. A carga mínima do curso será de 160 horas.
De acordo com o decreto presidencial, o cursos serão ofertados por meio da Bolsa-Formação Trabalhador, concedida no âmbito do Pronatec, ou de vagas gratuitas na rede de educação profissional e tecnológica. O Ministério do Trabalho, que será responsável por orientar os trabalhadores aos cursos de formação, informou que não será cobrada nenhuma taxa.
Competirá ao Ministério da Educação ofertar vagas em cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional no âmbito do Pronatec aos trabalhadores beneficiários do seguro-desemprego, considerando as vagas gratuitas disponíveis na rede de educação profissional e tecnológica, informou o governo.




Menores tentam assaltar casa em Carapebus


Na noite da última sexta-feira (13) por volta das 21h dois menores de 15 anos tentavam invadir uma residência na Rua dos Barreiros, Zona Rural de Carapebus. Policiais Militares do DPO de Quissamã, receberam as informações através denúncia anônima feita pelo 190.
Assim que foram abordados pelos PMs, os menores afirmaram não terem praticado o crime, mas quando foram interrogados pelos policiais separadamente, L.F.S.S. disse que os dois haviam furtado um notbook em Macaé. De acordo com os PMs, os menores, L.F.S.S e A.F.A, já são conhecidos por terem praticado pequenos furtos e outros crimes.
Os menores foram conduzidos a delegacia para prestar esclarecimento e foram liberados com a chegada dos responsáveis.O crime foi registrado na 123º DP de Macaé.


Cantinho de São Francisco
Senhor fazei-me instrumento de vossa paz”
A OFC e a Profissão, Sentido de Pertença e Corresponsabilidade– Parte II
Vivemos um momento histórico privilegiado, de consolidação de nossa organização como família, composta em sua maioria por leigos, e precisamos urgentemente desenvolver em nós mesmos o “Sentido de Pertence e uma consciência viva e operante da Graça da Profissão, que nos fizeram Franciscanos...” (Doc. Preparatório para o Capítulo Geral da OSF).
Reconhecendo que, pela profissão, fazemos parte da OFS com laços indissolúveis, como diz o documento acima citado, e da Família Franciscana como um todo, somos levados ao compromisso de cuidar com alegria e perseverança da vida de nossas Fraternidades, de seu crescimento tanto em número como no sentido fraterno-missionário, desenvolvendo um trabalho eficiente, onde sem excluir ninguém, cada irmão e cada irmã se sinta responsável pela eficácia de nossa missão, fortalecendo nossa identidade de “filhos de Francisco de Assis”.
Portanto como membros da Ordem Franciscana Secular, conscientes de nossa pertença à Família Franciscana e a Igreja de Cristo, somos todos responsáveis igualmente pelo Bem que fizemos ou pelo Bem que deixamos de fazer; somos todos responsáveis pelo êxito de nossa missão ou por seu fracasso; somos todos responsáveis igualmente pelo entusiasmo e ardor de nossas atitudes ou pela indiferença que poderá penetrar em nossas atitudes fraternas; somos todos igualmente responsáveis por tudo fazer para preservar como um tesouro preciso nossa identidade de Franciscanos Seculares, inseridos na Igreja, testemunha dos valores cristãos na família, no trabalho, na sociedade.
A reunião do domingo (15/04), a primeira do novo conselho foi bem proveitosa, o coordenador de formação, Francisco Pinto fez uma bonita reflexão sobre a formação humana, houve o momento do CEI com a irmã Ilda e da comunicação com a irmã Carmen Lúcia, terminamos com uma comemoração fraterna aos aniversariantes do mês de abril, Paulo Leaubon, Leda Barcelos, Helena Coutinho e Maria Helena Barcelos.
A todos uma semana de luz, com PAZ e BEM.
Ouça o “Cantinho de Francisco” às quintas-feiras às 18h na rádio Quissamã FM, 87,9. 

Saúde: Paciente sofre com atraso de transferência do Hospital Municipal


Médicos não conseguiram identificar o problema da paciente e o hospital ainda demorou para transferi-la

A população de Quissamã a cada dia reclama mais da Saúde no município. Diariamente, casos desagradáveis ocorridos no setor, e especialmente no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ), assistido pela Secretaria de Saúde, deixam perplexas as famílias quissamaenses.
Uma situação seriíssima deixou a família de Maria do Carmo Barbosa Nascimento, apavorada. Ela deu entrada no HMMMJ no último dia 12 de abril após identificar que a cor da sua pele estava ficando amarelada. A princípio o médico que atendeu a paciente não conseguiu identificar qual seria o problema e a encaminhou para fazer um exame de urina. Foi constatado que havia grande alteração e mesmo assim ela foi liberada para ir para casa, segundo a família.
A família também relatou que no dia seguinte, Maria do Carmo voltou ao hospital com o mesmo sintoma e dessa vez o médico teria pedido para ela fazer um exame de sangue, onde foi constatada grande alteração e segundo Maria do Carmo, o médico a diagnosticou com hepatite. “Os exames deram alterados, me disseram que eu estava com hepatite, mas ninguém fez nada. O médico me deu alta sem eu estar bem e disse que eu que pedi. Eu não pedi alta. Meu caso é grave e não dão solução”.    A irmã de Maia do Carmo, Ilza Barbosa contou que os médicos disseram que o caso era grave, mas ainda assim, que ninguém conseguiu identificar do que se tratava. “O médico avisou que o caso era grave e chamou a família, mas não deu solução”, afirma.
O sobrinho de Maria do Carmo conta que se o marido dela não a transferisse para outro hospital ela estaria sem um atendimento decente. “Meu tio que chegou lá e tirou ela, se não nem sei o que aconteceria. Ela foi transferida para um hospital em Campos”, contou.
Para a paciente e os familiares o maior problema foi a demora na liberação da transferência dela. Foram três dias de agonia até que a paciente conseguisse ser levada para o Dr. Beda em Campos, o que ocorreu sem nenhum custo para a prefeitura. Ela só foi para um hospital particular por ter plano de saúde. 


Nossa equipe tomou conhecimento desse caso após ser procurada pelo irmão de Maria do Carmo Barbosa, que pediu para que fosse feita uma entrevista com ela sobre sua situação. As imagens e a entrevista foram feitas no repouso do hospital municipal, e nosso fotógrafo entrou no local acompanhado pelo irmão da paciente e com total consentimento da recepçãohttps://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif. Com isso, ao perceberem o que estava ocorrendo, funcionários da segurança do hospital, cumpriram ordem de retirá-lo do local. Na ocasião, chegaram a cogitar a possibilidade de chamarem a polícia, mas descartaram ao perceber que o rapaz não infringiu nenhuma lei ou teria cometido algum crime. E quanto á família, queria apenas registrar o que estava acontecendo, para fins de segurança, pois segundo os parentes de Maria do Carmo, após descobrirem que nossa equipe tomou conhecimento do caso, providências para sua transferência foram tomadas.

Noticia da Capa: Governo abre as torneiras em 2012!



Parece que só agora em 2012 foi possível a realização de inúmeras benfeitorias para a comunidade e servidores municipais em Quissamã. Esse é o questionamento do vereador Nilton Furinga, que aponta algumas dessas situações e quer saber justamente o porquê dessas ações só estarem acontecendo agora, a poucos meses da eleição municipal que ocorre em outubro.
Na sessão do dia 18/04 ele parabenizou mais uma vez o Executivo pela qualidade do “kit escolar”, que está sendo entregue aos alunos do município, mas chamou a atenção de que nos anos anteriores, as crianças não receberam este kit, mas tiveram que estudar do mesmo jeito.
Ele comentou ainda uma colocação feita na sessão anterior por vereadores da bancada governista, que acusou os vereadores da oposição de reclamarem quando o governo não faz e também quando o governo faz. “Eu não estou reclamando, pelo contrário estou elogiando, a única coisa que chamo a atenção é que de que em 2009, 2010 e 2011 não teve esse kit e as crianças tiveram que estudar do mesmo jeito e recaiu sobre os pais a compra desse material, e em 2012 finalmente chega um kit maravilhoso. Ninguém é contra porque estão dando, só levantando a questão de que anos anteriores não foi distribuído”, esclareceu.
Outra situação apontada pelo vereador é o projeto do Executivo que institui o pagamento de gratificação por Regência aos professores municipais, lembrando que os professores aguardam há 16 anos por esse benefício, ultrapassando mais de três ou quatro mandatos. “Vamos completar oito anos de mandato do atual prefeito, sete anos se passaram com arrecadações recordes e em momento algum essa questão da regência dos professores foi lembrada”, apontou o vereador.
Ele destacou ainda que em momento algum anterior a apresentação deste projeto, a Casa discutiu essa matéria.  “Há uma contradição, porque eu já ouvi falarem de que coisas não aconteceram porque foi dado um golpe nesta Casa, e ouço outro vereador falar que está vencendo o prazo de uma lei de anistia de obras irregulares, sendo que o Executivo enviou para esta Casa esse projeto de lei, que foi aprovado em maio de 2011, com a câmara em crise”, lembrou.
_____________________________________________________________________
“Em momento algum a situação da câmara prejudicou o governo de gastar e se o prefeito é bom administrador esqueceu-se de combinar com a Firjan que fez uma pesquisa e apontou o município com dificuldades de gestão financeiras.”
_____________________________________________________________________
Furinga esclareceu ainda que mesmo com a câmara em crise nenhum projeto deixou de ser votado, foram apresentados 27 projetos de suplementação de verba, 24 leis de suplementações foram votadas e aprovadas até 30/06. “É ai que existe o contraditório, pois, segundo informações oficiais o município virou o exercício com uma arrecadação de R$ 27 milhões em caixa, e ouço que isso foi fruto de uma grande administração porque o prefeito soube economizar, e depois ouço que ele não fez nada por causa da situação da câmara”, questionou.
Ele lembrou ainda que uma das primeiras providências da atual mesa diretora foi dar ao prefeito 30% de suplementação para que ele gastasse como bem quisesse sem ouvir a Casa. “Em momento algum a situação da câmara prejudicou o governo de gastar e se o prefeito é bom administrador esqueceu-se de combinar com a Firjan que fez uma pesquisa e apontou o município com dificuldades de gestão financeira”, ressaltou.
O vereador esclareceu que está levantado essas situações para que as pessoas façam sua reflexão. “Tivemos um problemas na câmara por um ano, mas nos outros seis anos onde estava, por exemplo, a preocupação com este profissional?”, perguntou, se referindo aos professores e a questão da regência.
“E só num ano de eleição que o governo vem reconhecer esse profissional! Faço uma observação, pois os professores são um segmento formador de opinião e eles sabem porque só estão sendo valorizados em ano eleitoral, pois dinheiro não faltou em nenhum desses sete anos e além disso, acredito mais numa valorização salarial real e não num penduricalho, pois essa já existiu, deixou de existir e volta agora novamente”, ponderou. “Mas, que outros benefícios que nesses sete anos não tiveram tempo de chegar a esta casa, venham e vamos aprovar, mas não vou deixar de fazer essas considerações, pois as pessoas precisam refletir sobre essas situações”, finalizou Furinga.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Prefeito tem os bens bloqueados pela Justiça

O Prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, teve os bens bloqueados pela Justiça. A decisão é do juiz Leonardo Cajueiro, do Tribunal de Justiça do Rio. O motivo seriam ações de improbidade administrativa de 2005 e 2006, em que o Prefeito é acusado de desvio de verbas públicas. No esquema, haveria a inclusão fraudulenta de nomes na folha de pagamento da Prefeitura. O prejuízo aos cofres públicos chegaria a R$ 300 mil. O advogado de Beto Azevedo, João Paulo Granja, informou que vai se inteirar do processo pra se manifestar oficialmente.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Suspeitas rondam a Câmara de Quissamã





Alexandre Bastos
O advogado Marcelo Antônio Pinto dos Santos encaminhou ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) uma notícia crime por formação de quadrilha e fraude a processo licitatório no município de Quissamã. A suposta fraude teria ocorrido em dois certames licitatórios no Legislativo. Citado na denúncia, o advogado Luís Felippe Klem afirma que não houve qualquer tipo de influência no processo licitatório.

De acordo com o autor da denúncia, o suposto esquema envolveria parlamentares, advogados, procuradores, empresários e membros da Junior Chamber International (JCI). “O suposto esquema de fraude demonstra-se tão amador que os valores praticados pelas empresas para a prestação dos serviços possuem uma margem ínfima de variação pecuniária de uma empresa para outra, ensejando uma falsa impressão de legalidade e escolha do serviço mais vantajoso”, afirmou.

A notícia crime solicita que o TJ adote providências legais, remetendo ao Ministério Público Estadual documentos que “comprovam os supostos crimes (art. 90 da Lei 8666/93) e (art. 288 do Código Penal)”.

O autor da notícia crime diz que o operador do esquema seria Luís Felippe Klem. “Ele realizava a conexão das empresas com a Mesa Diretora da Câmara, através da vereadora Maria de Fátima Pacheco e dos vereadores Marcio Oliveira Pessanha, Francisco Xavier da Conceição Filho e Luiz Carlos da Fonseca Lopes. Os referidos parlamentares são clientes do Dr. Luís Felippe Ferreira Klem de Mattos em processos em trâmite no Tribunal de Justiça deste estado, bem como em processos de 1.° instância. Por sua vez também figura como diretor jurídico da Ciden, empresa vencedora da Carta Convite n.° 9/2011”.

Na mira da denúncia, Luis Fellipe Klem diz que não influenciou nada. “Nunca participei ou influenciei qualquer procedimento licitatório perante o órgão citado. De outro giro, esta denúncia foi antecipada pelo Sr. Roberto Barbosa o qual, por atacar a honra de diversos clientes meus, é réu em várias ações por mim subscritas como advogado. Trata-se de uma tentativa de coação a minha honra, porém a profissão que escolhi não admite a covardia”, disse.

FONTE: REPRODUÇÃO DE MATÉRIA PUBLICADA NA EDIÇÃO 101 DE 18/04/12 - JORNAL FOLHA DA MANHÃ - PAGINA 02

Além desta matéria publicada na edição de hoje do jornal Folha da Manhã de Campos, a notícia também foi veiculada no blog do jornalista Roberto Barbosa.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Primeiro Festival Nacional de Cinema em Campos vai até sexta (20)





Uma dica de cultura para quem mora em Campos. Começou na segunda-feira (16), o Primeiro Festival Nacional de Cinema do Instituto Federal Fluminense.


Logo na entrada um passeio pela história. Projetores antigos. Rolos de filmes e câmeras que fizeram parte da evolução do cinema.


É, até chegar a era digital o cinema passou por muitas mudanças. Um rolo de filme de 16 milímetros. Sabe como eles eram editados? Com uma Ilha de corte.


Mais de 100 filmes de curta e média metragem feitos por estudantes e cineastas profissionais concorrem em uma mostra competitiva.


Na abertura do festival foi exibido o documentário Ditabranda. Com depoimentos de jornalistas sobre a morte e torturas na época da ditadura militar.


O festival vai até sexta-feira (20). A partir desta quarta-feira (18), às 17h, será oferecido um curso de cinema aberto ao público. O Instituto Federal Fluminense fica na rua Doutor Siqueira, número 273, no Centro de Campos. É tudo de graça.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Vistoria com novas regras em 2012

Em comunicação oficial o Detran informa aos proprietários de veículos automotores no Estado do Rio de Janeiro que, a partir do dia 02/04/2012, será obrigatória a utilização de placas e tarjetas de identificação veicular refletivas no primeiro emplacamento de veículos automotores nacionais e importados, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito.
A partir desta data as placas e tarjetas de identificação veicular de motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos motorizados terão suas dimensões modificadas, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito.
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV somente será emitido estando quitados todos os débitos do veículo, inclusive multas, conforme o artigo 131, §2º, da Lei nº 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileiro.
Até o dia 13/04/2012, poderão ser realizadas as vistorias para licenciamento anual de veículos automotores agendadas até o dia 30/03/2012, independentemente da existência de débito de multas, ficando, entretanto, condicionada a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV ao retorno ao posto de vistoria no prazo máximo de 30 dias com a devida quitação. O não pagamento do débito de multas até o dia 14/04/2012 implicará a perda automática do agendamento da vistoria de licenciamento anual requerida até o dia 30/03/2012.
Desde o dia 31/03/2012, só é possível o agendamento de serviços relacionados a veículos, inclusive o licenciamento anual, estando quitados todos os débitos do veículo, inclusive multas, conforme o artigo 131, §2º, da Lei nº 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileiro.
Permanece inalterado o calendário de vistoria para licenciamento anual de veículos.


Final da Placa do Veículo
5 - 6 (Período para Licenciamento: Até 30/6)
7 - 8 ( Período para Licenciamento: Até 31/7)
9 - 0 (Período para Licenciamento: Até 31/8)
1 - 2 (Período para Licenciamento: Até 30/9)
3 - 4 (Período para Licenciamento: Até 31/10)

terça-feira, 10 de abril de 2012

Campos registra grande procura em cursos na área da construção naval


Fila em Campos para inscrição de 23 cursos na área de construção naval no SESI da cidade. Com curso de graça, a procura foi grande.


Muita gente acordou cedo e enfrentou o mormaço para tentar uma das 3.100 vagas em cursos profissionalizantes.


Ao todo são 23 cursos, de graça, do programa de qualificação profissional em construção naval, em parceria com o Senai, a OSX, a empresa do grupo EBX e as prefeituras de Campos e São João da Barra.


As vagas são para diversas áreas como metal-mecânica, eletricidade, metalurgia, automoção e instrumentação, petróleo, operação automotiva, construção civil e gestão.


Os candidatos serão submetidos a uma prova de português e matemática, além de uma avaliação comportamental. Os selecionados fazem o curso, recebem uma bolsa-auxílio e, claro, a chance de conseguir uma colocação melhor no mercado de trabalho.


Essa área é muito promissora em Campos, São João da Barra, por conta do Porto do Açu. São construídos navios na região para atender a demanda do porto.


Confira no vídeo a entrevista com o responsável pelo Senai em Campos, Ivana Licurgo, e com economista Alcimar Chagas.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cessar-fogo sírio fica mais distante após novas demandas

Prédio bombardeado em Homs: enquanto as duas partes não chegam a consenso, violência continua Prédio bombardeado em Homs: enquanto as duas partes não chegam a consenso, violência continua (Waseem Al Qusoor/Reuters)
O cessar-fogo entre a oposição e o regime sírio ficou mais distante da realidade nesta segunda-feira depois que os rebeldes rejeitaram no último minuto novas exigências do governo, feitas apenas 48 horas antes de baixarem as armas.


Entenda o caso


  1. • Na onda da Primavera Árabe, que teve início na Tunísia, sírios saíram às ruas em 15 de março para protestar contra o regime de Bashar Assad, no poder há 11 anos.
  2. • Desde então, os rebeldes sofrem violenta repressão pelas forças de segurança, que já mataram mais de 9.400 pessoas no país.
  3. • A ONU alerta que a situação humanitária é crítica e investiga denúncias de crimes contra a humanidade por parte do regime.
No domingo, Damasco pediu garantias escritas dos rebeldes para que cessem os ataques, além de uma promessa de que a comunidade internacional não os mantenha financeiramente. O Exército Livre Sírio (ELS) disse que apoia o plano da ONU e da Liga Árabe para encerrar a crise no país, mas se recusou a aceitar as exigências governamentais.
A oposição diz que as novas exigências são uma conspiração do ditador Bashar Assad para desestruturar o plano de paz do enviado especial da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan. Já o regime sírio questionou a eficiência do plano e disse que não queria que os rebeldes tivessem a chance de se reorganizar após o cessar-fogo.
Com a proximidade do prazo final para o fim dos ataques, a violência aumentou na Síria. Somente no domingo, 70 pessoas foram mortas no país. Somando com os números de sábado, o total de mortos chegou a 180 no final de semana.
Comunidade internacional - Agora, o governo começou a bombardear também os campos dos refugiados, que abrigam milhares de sírios que fugiram dos massacres de seu país. Nesta segunda-feira, a Turquia informou que um tradutor turco e dois sírios ficaram feridos no campo de refugiados de Kilis com tiros disparados do lado sírio da fronteira. Também nesta segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid Muallem, visita a Rússia, o principal aliado sírio, o que pode ser crucial para as negociações de paz.

Mulher é presa suspeita de ter queimado filho e cinco anos em Campos

Domingo de Páscoa triste em Campos. Uma mulher foi presa por suspeita de ter queimado o próprio filho, de cinco anos, com água fervente.


Uma criança de cinco anos teve queimaduras depois de se ferir com água quente, a suspeita de que a mãe tenha praticado o crime.


O caso aconteceu na manhã de domingo (8), em Saturnino Braga, zona rural de Campos. Segundo informações da delegacia, o crime teria acontecido depois de uma discussão entre a mãe da criança e o companheiro. Ainda segunda a Polícia, depois de assumir o crime a mãe deu outra versão, afirmando que o acidente foi causado pelo marido.


A Polícia Militar foi chamada, o menino de apenas cinco anos foi socorrido e levado para o Hospital Ferreira Machado com queimaduras de primeiro e segundo graus em parte do rosto e no ombro.


O caso está sendo investigado pela Polícia.


A criança está internada em observação no Hospital Ferreira Machado, onde vai ser avaliada por um cirurgião plástico. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Pablo Valentin, a mãe confessou o crime. Ela está presa na delegacia de Campos.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Falsa tentativa de homicídio mobiliza polícia de Quissamã


          As Polícias Civil e Militar de Quissamã, além da Guarda Civil se mobilizaram na noite desta quarta-feira (04) para averiguar uma falsa tentativa de homicídio por volta das 20h, nas proximidades da antiga envasadora de água de coco, na localidade do Goiabal.
            A notícia mobilizou as três esferas que garantem a segurança da cidade. De acordo com informações obtidas na 130ª Delegacia Legal, através do delegado Maurício Barros, dois menores S. e E., envolvidos em práticas anteriores de furto na cidade, estavam com amigos na ciclovia, no local citado acima, quando teriam, segundo relato deles para a polícia, sido abordados por um veículo de cor preta, que teve os faróis apagados e de onde um elemento teria gritado para eles correrem. Os menores ainda disseram que ouviram disparos, fato considerado improvável pela Polícia.
            O delegado Maurício Barros que esteve pessoalmente no local da possível ocorrência, declarou que o relato do menor S. se identificaria com características de ação praticada por grupo de extermínio, hipótese que ele garante desconhecer dentro do município, portanto, sendo descartada. Segundo o delegado, o mesmo menor cumpre pena socioeducativa no serviço público e é reincidente. Ninguém foi autuado ou detido. A polícia monitora o ocorrido.
Os crimes praticados pelo menor S. ficaram conhecidos na cidade por seu envolvimento num furto praticado na localidade de Alto Grande, em outubro do ano passado, quando ele furtou cerca de R$ 5 mil da residência de um comerciante.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Operações especiais são montadas em rodovias para o feriado de Páscoa


A Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR-101, preparou uma operação e especial para o feriado de Páscoa. E o reforço no atendimento ao usuário começa nesta quarta-feira (4).


A operação especial vai até segunda-feira (9) e a previsão é de que cerca de 90 mil veículos passem pelos dois sentidos da BR-101, nos dias de maior movimento.


A ideia é facilitar as viagens em direção à Região dos Lagos, ao Norte Fluminense e ao Espírito Santo. Para isso haverá sinalização especial e viaturas em locais estratégicos.


Além disso 120 profissionais da saúde vão se revezar para atender aos usuários.


A operação Semana Santa da Polícia Rodoviária Estadual também começa nesta quarta-feira (4). O efetivo foi reforçado e vai atuar em pontos estratégicos. Só na Região dos Lagos serão 61 policiais de plantão todos os dias e 26 viaturas.


O objetivo é manter a redução no número de acidentes. No ano passado a queda foi de 80 %. Em alguns pontos, serão utilizados os radares móveis para flagrar e multar quem estiver com velocidade excessiva.


A operação só termina ao meio dia de segunda-feira (9). Já a Polícia Rodoviária Federal deve começar a operação Semana Santa na quinta-feira (5).

fonte: in360.com

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Fabrica de Pipas de Quissamã ja teve encomendas dos Estados Unidos



A Fábrica de Pipas C&Z em Caxias está alcançando altos voos. Mensalmente a fábrica recebe encomendas de várias partes do Brasil e até mesmo nos meses de baixa encomenda, a fábrica chega a produzir seis mil pipas. A C&Z já chegou a exportar pipas até para os Estados Unidos.
Existindo a cerca de três anos, todos os meses a fábrica C&Z recebe encomendas de estados como São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, além do município do Rio de Janeiro. Só pra a cidade do Rio são cerca de seis mil pipas mensalmente.

Exportando pipas
Há cerca de um ano e meio, a fábrica recebeu um pedido dos Estados Unidos. Um brasileiro que mora lá entrou em contato com os donos da fábrica para fazer o pedido. “Não foi bem uma encomenda, o rapaz queria mesmo soltar pipas lá e entrou em contato com a gente pela internet e nós enviamos umas quatro pipas para ele”, comenta o um dos donos Cláudio Rodrigues.
Na alta temporada de vendas, que são nas férias de julho a agosto, a fábrica chega a vender cerca de 10 mil pipas por mês. “É uma loucura essa época, são muitas encomendas, muita gente vem aqui para comprar, chegam a fazer fila na porta”, afirma Claudio.
A fábrica também vende pipas para cidades vizinhas como: Campos dos Goytacazes, Carapebus, Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio e Iguaba Grande.

Polícia acredita em latrocínio para a morte de arquiteta no Rio

A polícia acredita na hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte) para a morte da arquiteta Renata da Trindade Mendonça, de 29 anos, no Alto da Boa Vista, Zona Norte do Rio, no início da manhã de sábado (31). Segundo o delegado, pelo menos cinco homens tentaram roubar o carro de Renata, que teria fugido e acabou baleada e morta pela quadrilha.
De acordo com o delegado, na mesma noite os criminosos cometeram uma sequência de crimes. No Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, eles sequestraram um motorista, que foi obrigado a dirigir para a quadrilha. Eles também tentaram roubar carros no mesmo bairro. No Alto da Boa Vista, além do carro de Renata, eles tentaram atacar outros motoristas. Um carro chegou a ser atingido por tiros.
A polícia acredita que a quadrilha queria trocar de veículo para fugir. "A Divisão de Homicídios trata o fato como latrocínio. As perícias já estão sendo feitas e estamos colhendo imagens de circuito interno. A gente acredita que num breve espaço de tempo a gente vai dar uma resposta", explicou o delegado Rivaldo Barbosa em entrevista ao Bom Dia Rio.
O motorista sequestrado já prestou depoimento à polícia e, com a ajuda dele, será feito o retrato falado do grupo.

Família estava inconformada em enterro
O corpo da arquiteta foi enterrado no domingo (1º), no cemitério do Caju, na Zona Portuária. Parentes e amigos estavam inconformados com a morte da jovem. Sobre o caixão foi colocado uma bandeira do Flamengo, time de coração de Renata. Muito abalada, a família preferiu não falar com os jornalistas.
A vítima foi baleada por volta das 3h de sábado, no Alto da Boa Vista. Mesmo ferida, ela conseguiu dirigir alguns quilômetros na Estrada de Furnas, mas bateu em seguida. Segundo os parentes, ela saiu da Barra da Tijuca e seguia para casa, no Grajaú, na Zona Norte.
No sábado (31), a assessoria da Polícia Militar informou que policiais do 6º BPM (Tijuca) foram chamados para atender a um acidente de trânsito, já que o carro da arquiteta tinha batido num poste na Estrada das Furnas. Os policiais a encontraram desacordada, com uma marca de tiro no ombro. Segundo a polícia, Renata foi levada para o hospital, mas a bala perfurou o coração e ela não resistiu.

fonte: g1.com